Você sabe o que é HD, FullHD e 4K?

Voltar para Blog

Você sabe o que é HD, FullHD e 4K?

Com o avanço tecnológico, as telas passaram a exibir imagens mais nítidas e termos como HD, Full HD, Ultra HD ou 4K têm se popularizado no mercado. Mas, qual a diferença entre eles? E o mais importante, qual a relação dessas siglas com a qualidade da imagem exibida na tela?

Primeiro, é preciso entender o que é resolução. A resolução tem a ver com a quantidade de pixels, mas não está relacionada com o tamanho da tela. O tamanho da tela é medido em polegadas (2,54 cm) e se refere à distância entre o canto esquerdo inferior ao canto direito superior da tela – ou seja, a diagonal.

A resolução se refere à quantidade de pixels que uma tela tem. As telas são feitas de minúsculos pontos chamados pixels, que são o menor tamanho que uma imagem pode ter – cada pixel carrega uma única informação, uma única cor, que, junto com os outros pixels, forma a imagem que você vê na tela. Se você se aproximar da tela do computador ou do celular, talvez você enxergue pequenos quadradinhos – esses são os pixels. Eles são organizados em linhas horizontais e verticais, como uma tabela.

Quando falamos que uma tela tem resolução 1920 x 1080 (Full HD), quer dizer que ela possui 1920 pixels em uma linha (horizontal) e 1080 em uma coluna (vertical). O primeiro número sempre faz referência ao número de pixels no sentido horizontal e, o segundo, no sentido vertical.

Essa medida também é usada para medir a qualidade de fotos e vídeos: toda imagem digital é formada por pixels. Um vídeo de 1280 x 720, possui 1280 pixels na horizontal e 720 pixels na vertical. Se esse vídeo for transmitido em uma tela com resolução maior, a qualidade da imagem não irá mudar, pois o vídeo não tem mais detalhes para mostrar.

Densidade de pixels

Porém, é importante frisar que não há um tamanho padrão para pixels. É possível ter uma tela de 40 polegadas com resolução 1280 x 720 (HD) ou com resolução 1920 x 1080 (Full HD). Diferentes números de pixels distribuídos em uma tela do mesmo tamanho. Como cada pixel carrega uma informação, quanto mais pixels existirem, mais detalhada será a imagem, com mais informações e maior qualidade.

Cada vez mais, telas menores suportam maior quantidade de pixels. Smartphones com tela de 5.5 polegadas tem resolução de 1920 x 1080. Os pixels estão se tornando tão pequenos que o olho humano não consegue mais enxergá-los. As telas estão suportando uma maior densidade de pixels e, quanto maior a densidade de pixels, mais detalhada e realista é a imagem.

A densidade de pixels é especialmente importante para dispositivos que utilizamos perto do rosto – como smartphones e tablets. Na televisão, não costumamos perceber os pixels pois assistimos há uma distância considerável. Porém, em dispositivos móveis, é muito fácil perceber e se incomodar com os pequenos quadrinhos na tela.

Padrões de resolução

Apesar de não haver tamanho de pixel padrão ou limite para quantidades de pixels, o mercado acabou criando padrões de resolução para vender seus produtos. Primeiro surgiu as telas com resolução HD, depois as Full HD e mais recentemente a 4K.

Resolução HD

Quando surgiram as telas de LCD, LED e Plasma, as fabricantes criaram um padrão de resolução de chamaram de High Definition (alta definição). Essa resolução apelidada de HD é de 1280 x 720 pixels, utilizada em telas widescreen (de proporção 16:9). Atualmente, é quase impossível encontrar um dispositivo com tela com resolução inferior a HD (a não ser que você vá atrás de televisões de tubo).

Essa resolução é bastante satisfatória, mas, comparando com as outras opções existentes no mercado, está se tornando obsoleta.

Resolução Full HD

Logo em seguida do surgimento das TVs HD, apareceram as TV Full HD – outro nome criado pela indústria para vender mais aparelhos. Esta resolução oferece 1920 x 1080 pixels – uma imagem com mais qualidade e nitidez. Atualmente, a maioria das telas – televisões, computadores, celulares – são Full HD.

 

Resolução 4K

Em 2014, os aparelhos com resoluções 4K (também conhecidos como Ultra HD ou UHDTV) entraram de vez no mercado. Este padrão oferece (quase) quatro vezes mais que a Full HD: 3840 x 2160. Uma imagem extremamente rica em detalhes. Por esse motivo que também podemos chamá-la de Ultra HD, sendo que seu nome foi atribuído justamente porque K = 1000, ou seja, 4000 de resolução (número arredondado de 3840p).

É mais comum encontrar esta resolução em televisores grandes, com telas superiores a 50 polegadas. Além da questão técnica, é nestas grandes telas que esta quantidade de pixels faz diferença. Já se fala em smartphones com tela 4K, mas em telas pequenas, a diferença entre resolução Full HD e 4K não seria notável.

A maioria das televisões possuem proporção 16:9 (16 partes na horizontal para 9 na vertical), porém, algumas TVs 4K tem proporção 21:9 (21 partes na horizontal por 9 na vertical) e, portanto, tem resolução 5120 x 2160.

 

That’s all, folks. Bons momentos e boa sorte!

 

Compartilhe

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog